[Imagem: Stock.Xchng]
Separação de água do óleo, redução do consumo de água e descarte adequado geram lucro para empresas em Guarabira (PA)

Nove oficinas de Guarabira (PB) estão gerando lucro com a sustentabilidade. Elas separam o óleo retirado dos carros em manutenção e vendem para empresas licenciadas para a reciclagem do descarte. As atitudes ambientalmente corretas das micro e pequenas empresas (MPE) do setor foram implantadas com a consultoria do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae na Paraíba.

“Sabendo da agressão do produto ao meio ambiente, começamos a pensar em estratégias para o descarte adequado. O resultado foi muito positivo. Hoje temos uma oficina mais limpa, economia de mais de 50% com consumo de água, receita com a venda do óleo e ainda preservamos o meio ambiente”, disse Willame Teixeira, da Willame Autopeças.

As idéias do empreendedor foram colocadas em prática por meio do programa Sebraetec, que oferece soluções de inovação e tecnologia para MPE. “São pequenas ações e detalhes. Investi muito pouco para melhorar a qualidade de vida dos clientes e funcionários. Além da separação do óleo da água, temos coleta seletiva e o uso consciente da água”, destacou o empresário.

As oficinas atendidas adotaram o Separador de Água e Óleo (SAO) que atende à legislação ambiental do estado.  “O óleo é uma substância altamente agressiva ao meio ambiente e por isso é necessário adotar estratégias para um destino apropriado. Neste grupo de oficinas, estamos conseguindo conscientizar os proprietários e promover ações ambientais”, explicou o gestor do Sebraetec na Paraíba, Joacir Souto.

Com o sistema, a água tratada pode ser descartada na rede de esgoto ou mesmo ser reutilizada. Willame disse que vende o litro do óleo queimado por R$ 0,25. “Por mês, vendemos de 300 a 400 litros. Essa é uma fonte de renda extra que não existia há pouco tempo”, acrescentou.

Para o empresário, o resultado obtido com as ações de sustentabilidade é transformador. “Acredito que estamos quebrando paradigmas. Uma oficina mecânica não precisa ser suja. Eu sempre digo que tenho uma clínica para automóveis. E não me preocupo apenas com o bom funcionamento do veículo e sim com o bem estar dos meus clientes, da minha cidade, do meio ambiente”, disse o empresário.
Escrito por Kaylle Vieira
Publicado em 19/07/2012
Fonte: Site Agência Sebrae de Notícias

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.